Sereia canta para Callao

Sereia Ca(n)tadora participou dos eventos de aproximação entre Santos e Callao em 2013 expondo e lançando livros de peruanos, conforme noticiou o Diário Oficial da Prefeitura. Abaixo, a transcrição da notícia e, para ler direto no jornal, o link

semana-peruana-santos

Callao, no Peru, é a nova cidade-irmã de Santos

Atualizado em: 05 set 2013 às 04h

Santos ganhou, nesta quinta-feira (5), sua 17ª cidade-irmã. Trata-se de Callao, cidade do Peru onde se encontra o principal porto desse país sul-americano, na costa do Oceano Pacífico.

A solenidade de irmanação foi realizada no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, com a assinatura do documento pelos prefeitos Paulo Alexandre Barbosa e Juan Sotomayor.

E a programação da Semana Peruana continua nesta quinta-feira, às 15h, com a palestra de Mario Arbulú, especialista em portos, que falará sobre ‘Desenvolvimento Portuário no Perú. História e Visão’, no auditório da Associação Comercial (R. XV de Novembro, 137), com entrada franca. Além disso, a exposição fotográfica ‘El corazón del puerto”, de José Chuquiure, será inaugurada às 19h, no Teatro Municipal Braz Cubas, seguindo-se apresentação de músicas e danças peruanas.

As atividades prosseguem com o lançamento, em edição bilíngue, das obras ‘Passeios na Floresta’, ‘Voo de Identidade’ e ‘51 mendicantos’, de autoria dos poetas Ademir Demarchi, Oscar Limache e Paulo Toledo, respectivamente, pelo programa de trocas literárias entre autores santistas e peruanos.

Na sexta-feira (6) pela manhã, a comitiva peruana visita o porto santista e, à tarde, participa de city tour promovido pela Setur. A programação será encerrada na manhã de sábado, após hasteamento das bandeiras de Callao no Monumento das Cidades-irmãs, na orla do José Menino, e do Peru, no Paço.

Cidades

Santos já tem irmanação com as seguintes cidades: Shimonoseki e Nagasaki (Japão) desde 1971 e 1972, respectivamente; Trieste (Itália, 1978); Coimbra, Funchal, Ansião e Arouca (Portugal, 1980, 1988, 1996 e 2001); Ushuaia (Argentina, 1994); Havana (Cuba, 1995); Taizhou e Ningbo (China, 1996 e 2000); Constanta (Romênia, 2001); Ulsan (Coreia do Sul, 2002); Colón (Panamá, 2006); Cádiz (Espanha, 2010) e Fernando de La Mora (Paraguai, 2011).

 

A notícia, com mais detalhes da programação e autoridades peruanas presentes, foi publicada também aqui, que transcrevemos:

05.09.2013

Callao, no Peru, é a nova cidade-irmã de Santos

Santos ganha, hoje (5), sua 17ª cidade-irmã. Trata-se de Callao, cidade do Peru onde se encontra o principal porto desse país sul-americano, na costa do Oceano Pacífico. A solenidade de irmanação, às 11h30, será realizada no Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, no Paço, com a presença do prefeito peruano Juan Sotomayor; da gerente geral de Serviços Sociais e Culturais, Maria Vallejos, e do especialista em portos, Mario Arbulú.

Também confirmaram presença o cônsul geral em São Paulo, Arturo Jarama; e os cônsules gerais adjuntos Eduardo Pérez del Solar e Fernando Alvarez, além de Antonio Castillo, diretor do Escritório Comercial do Peru, na capital. A cerimônia será presidida pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e contará com a participação de autoridades locais.

Desde segunda-feira (2), Santos desenvolve programação comemorativa à cidade-irmã, que incluiu palestra do cônsul, apresentação do documentário ‘De panelas e sonhos’, de Ernesto Cabellos,e aula prática na Faculdade de Gastronomia da UniSantos, além de instalação do consulado itinerante na Setur (Secretaria de Turismo), que atendeu seis peruanos radicados na região.

Santos já tem irmanação com as seguintes cidades: Shimonoseki e Nagasaki (Japão) desde 1971 e 1972, respectivamente; Trieste (Itália, 1978); Coimbra, Funchal, Ansião e Arouca (Portugal, 1980, 1988, 1996 e 2001); Ushuaia (Argentina, 1994); Havana (Cuba, 1995); Taizhou e Ningbo (China, 1996 e 2000);  Constanta (Romênia, 2001); Ulsan (Coreia do Sul, 2002); Colón (Panamá, 2006); Cádiz (Espanha, 2010) e Fernando de La Mora (Paraguai, 2011).

Comemorações terminam no sábado

Após a solenidade de irmanação, a comitiva peruana fará passeio de bonde e almoçará no Restaurante-escola Estação Bistrô (Estação do Valongo, Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Centro Histórico), que até sábado (7) promove o Festival do Peru, com um prato e sobremesa típicos por dia, a R$21.

Às 15h, Mario Arbulú falará sobre ‘Desenvolvimento Portuário no Perú. História e Visão’, no auditório da Associação Comercial (Rua XV de Novembro, 137), com entrada franca. A exposição fotográfica ‘El corazón del puerto”, de José Chuquiure, será inaugurada às 19h, no Teatro Municipal Braz Cubas (pode ser apreciada até o dia 12), seguindo-se apresentação de músicas e danças peruanas.

As atividades prosseguem com o lançamento, em edição bilíngue, das obras ‘Passeios na floresta’, ‘Voo de identidade’ e ‘51 mendicantos’, de autoria dos poetas Ademir Demarchi, Oscar Limachee Paulo Toledo, respectivamente, pelo programa de trocas literárias entre autores santistas e peruanos.

Amanhã (6) pela manhã, a comitiva peruana visita o porto santista e, à tarde, participa de city tour promovido pela Secretaria de Turismo. A programação será encerrada na manhã de sábado, após hasteamento das bandeiras de Callao no Monumento das Cidades-irmãs, na orla do José Menino, e do Peru, no Paço.

 

Anúncios

Sobre Sereia Ca(n)tadora

Sereia Ca(n)tadora é um selo editorial das revistas BABEL - Revista de Poesia, Tradução e Crítica e de BABEL Poética, editados por Ademir Demarchi
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s